02-04-2012 15:42

ciclo | Palestras para o dia de amanhã | 'A experiência plebeia', com Martin Breaugh

17 de Abril de 2012 | 18h30

Teatro Maria Matos

Entrada livre. Co-organização Teatro Maria Matos e Unipop.

 
O termo “plebe” não é uma categoria social nem é nome de uma afirmação identitária. Designa antes uma experiência: a da passagem do estatuto infrapolítico ao de sujeito político. Num sentido que vai para lá das figuras do trabalhador, do operário ou do proletário e da tentativa de recondução dos sujeitos políticos a atores constituídos objetivamente, a experiência plebeia é o próprio processo que os constitui. No centro desta experiência está a recusa da dominação, assim como o desejo de uma igualdade radical e de liberdade política, entendida como a participação na vida da cidade. Os traços constitutivos da experiência plebeia — segundo Breaugh, comunalismo, agorafilia e uma temporalidade da fratura que deixa rasto — remetem-nos para os tempos da República Romana, mas ecoam numa sequência histórica descontínua de lutas pela liberdade política, da Revolução Francesa e da Comuna de Paris às revoluções do século XX. Hoje, quando coexistem a afirmação da inevitabilidade das opções políticas e a irrupção de motins, ocupações e manifestações de toda a ordem, será tempo de voltarmos a falar da experiência plebeia?
 
Martin Breaugh é professor de Teoria Política na Universidade de York, em Toronto. É autor, entre outros trabalhos, do livro L’Expérience plébéienne. Une histoire discontinue de la liberté politique.

 

—————

Voltar


Contacto



Agradecemos o envio de propostas de iniciativas, de artigos para a revista Imprópria ou de livros para a edição, bem como qualquer sugestão ou opinião acerca da actividade da Unipop.