18-04-2012 14:36

debate | Filme 'Linha Vermelha' «O passado, modos de usar»

 

20 de Abril de 2012 | Exbição do filme às 19h, debate logo a seguir

Cinema City Classic de Alvalade

Debate com a participação de António Guerreiro e Ricardo Noronha, com o tema «O passado, modos de usar», título do livro de Enzo Traverso recentemente editado pela Unipop. O debate centrar-se-á no filme e no livro.

 

(Prémio de Melhor Longa Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2011)

 

Torre Bela, Portugal, 1975: Dirigir a realidade como se ela fosse um filme

Linha Vermelha recua a 1975, altura em que o alemão Thomas Harlan realiza o documentário Torre Bela, sobre a ocupação de uma grande herdade no Ribatejo, propriedade dos duques de Lafões. Este filme transformou-se num ícone do período revolucionário português: a discussão sobre a quem pertence uma enxada da cooperativa, a ocupação do palácio, o encontro com os militares em Lisboa e o processo de formação de uma nova comunidade… 37 anos depois, José Filipe Costa revisita esse filme emblemático, reencontrando os seus protagonistas e a sua equipa. Qual foi o impacto da presença da câmara sobre os acontecimentos? Que recordações guardam os protagonistas da ocupação? Que influência tem hoje o filme sobre a memória dessa experiência? Os mitos e a revolução são revistos por Linha Vermelha, que mostra como Torre Bela continua a marcar a história de um período conturbado do país.

 

Apresentações e debates, com a presença do realizador e outros convidados, historiadores, antropólogos e sociólogos, no Cinema City Classic de Alvalade (a seguir às sessões das 19h):

20/04 - “Passado, modos de usar” – em parceria com a Unipop.

António Guerreiro  (crítico no jornal Expresso, tradutor e ensaísta) e Ricardo Noronha (investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, membro da Unipop)

 

21/04 – “Povo, intelectuais, cultura e revolução”

Sónia Vespeira, (antropóloga, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova) e José Rabaça (foi membro da cooperativa da Torre Bela e responsável pelo grupo de acção sócio-cultural)

 

22/04 – “Eles não sabiam o valor da sua imagem - O povo no cinema da pós-revolução”

Catarina Alves Costa, (realizadora, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova)

 

26/04 -  Cinema e História – em parceria com o Instituto de História Contemporânea

José Neves (historiador, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova)

 

 

—————

Voltar


Contacto



Agradecemos o envio de propostas de iniciativas, de artigos para a revista Imprópria ou de livros para a edição, bem como qualquer sugestão ou opinião acerca da actividade da Unipop.