02-06-2010 15:07

oficina de leitura | O Autor como Produtor

As Oficinas de Leitura da Unipop destinam-se a promover a discussão pública e atenta de textos influentes mas com pouco eco fora do espaço académico, de modo a realçar a sua relevância para pensar o presente.
Procurar-se-á olhar os textos à lupa, tendo em atenção as suas especificidades históricas e conceptuais, e simultaneamente colocar os temas por eles apresentados em confronto com textos e contextos que os problematizem, desfamiliarizem e reinventem. Com isto pretendemos renovar não só a legibilidade dos textos, mas a legibilidade do campo político que nos circunda e das práticas e agentes que o compõem.

Teatro Maria Matos (2 e 3 de Junho de 2010)

A conferência de Walter Benjamin, ‘O Autor como Produtor’ (1934), serve de mote a três sessões de leitura e debate que procurarão realçar e repensar os passos mais significativos da sua argumentação.
Para Benjamin, o potencial transformador da arte só é pensável à luz dos dispositivos técnicos e políticos em que está inserida. Só através de uma mudança destes, que ultrapasse a inovação formal ou o conteúdo crítico, se poderá cumprir o imperativo de uma produção cultural radicalmente democrática, ou seja, que mine as barreiras entre produtores e consumidores.
Escolhemos uma constelação de textos – de Bertolt Brecht, Theodor Adorno, Guy Debord e Jacques Rancière – para ler à luz das problemáticas lançadas por Benjamin, e no confronto com os quais as suas interrogações possam ser alargadas e recontextualizadas. A partir de um olhar crítico sobre as divisões habituais entre produtores e consumidores de cultura, bem como a separação entre as esferas do estético e do político, do lúdico e do produtivo, procuraremos encontrar pontos de entrada para novas interpretações dos textos em causa bem como do campo cultural contemporâneo.


2 DE JUNHO, QUARTA-FEIRA

SESSÃO DA TARDE (18-20h)
Texto: Walter Benjamin,‘O autor como produtor’ (1934)
Convidados: António Guerreiro, Francisco Frazão, Manuel Gusmão;


3 DE JUNHO, QUINTA FEIRA

SESSÃO DA MANHÃ (11-13h)
Textos: Bertolt Brecht, ‘Ênfase no Desporto’
T. Adorno, ‘Breves considerações acerca da indústria da cultura’ (1963)
Convidados: Pedro Rodrigues, Miguel Cardoso

SESSÃO DA TARDE (15-18h)
Textos: Guy Debord, 'A Sociedade do Espectáculo'
Jacques Rancière, ‘O Espectador Emancipado’
Convidados: Ricardo Noronha, Manuel Deniz

—————

Voltar


Contacto



Agradecemos o envio de propostas de iniciativas, de artigos para a revista Imprópria ou de livros para a edição, bem como qualquer sugestão ou opinião acerca da actividade da Unipop.