18-04-2012 15:16

reunião/debate | A política do cognitariado

22 de Abril de 2012 | 18h

Seu Vicente Residências Artísticas
(R. da Boavista, 46 - 1.º Esq., Lisboa)

No âmbito da iniciativa 'Portas Abertas 50', dias 21 e 22 de Abril, cujo programa completo pode ser consultado aqui.

Entrada livre.

 

Um dos traços mais marcantes da actual crise é a crescente precarização do trabalho. Se é certo que a precariedade tem vindo tornar-se paradigma das relações laborais de uma forma geral, há um conjunto, variado e difuso, de actividades e profissões em que é possível descortinar uma especificidade comum na forma como essas relações se estruturam. Artistas, investigadores e doutorandos, trabalhadores dos media, professores, etc., vêem-se confrontados com um contexto em que a ciência, a educação, a cultura, os media são apresentados pelo discurso politico e económico dominante como áreas supérfluas relativamente ao que se considera prioritário num cenário de crise. Esta situação ganha especial relevância na exacta medida em que surge como uma espécie de desenlace regressivo de vários anos de afirmação da «paixão pela educação», do «progresso do sistema científico nacional», do «desenvolvimento da sociedade mediática» ou da «criatividade cultural das nossas cidades».

Tendo em conta a necessidade de promover o debate, de concertar e organizar forças e de construir uma nova linguagem sobre ciência, educação, cultura e media que aponte para a superação da crise e, simultaneamente, recuse o regresso ao anterior estado de coisas, a Unipop propõe esta reunião/debate, assumindo desde já como ponto de partida a recusa do espartilho dos discursos geracionais, qualificacionistas e elitistas.

—————

Voltar


Contacto



Agradecemos o envio de propostas de iniciativas, de artigos para a revista Imprópria ou de livros para a edição, bem como qualquer sugestão ou opinião acerca da actividade da Unipop.