02-04-2012 15:33

ciclo | Palestras para o dia de amanhã | 'A recusa da cidade', com Evan Calder Williams

10 de Abril de 2012 | 18h30

Teatro Maria Matos

Entrada livre. Co-organização Teatro Maria Matos e Unipop.

 

A presente conjuntura tem gerado novas bolsas de pobreza e subdesenvolvimento, traçando novos mapas de desigualdade e violência estruturais. À medida que aumentam os indesejados e as zonas de exclusão, o Estado recua, cedendo lugar aos cordões policiais. Muitos são empurrados não só para o lado de lá da subsistência, mas igualmente para o lado de fora do político, uma vez que as linhas de comunicação e compromisso foram cortadas. É destas margens que irrompem pilhagens e motins, confrontos e ocupações. Estamos para lá do protesto: é necessário bloquear a cidade como centro do desenvolvimento capitalista e reinventar os espaços e os modos de viver coletivamente. A partir de um presente delapidado, diz-nos Evan Calder Williams, urge traçar uma linha que nos leve da recusa ao antagonismo, do antagonismo a novas formas de solidariedade e destas a novos modos de construção coletivos.

 

Evan Calder Williams é um teórico norte-americano, editor do blogue Socialism and/or Barbarism (socialismandorbarbarism.blogspot.com). Publicou os livros Combined and Uneven Apocalypse Roman Letters. É doutorando em Literatura na Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Em português está publicada, pelas Edições Antipáticas, a 'Carta aberta aos que condenam as pilhagens' (https://dl.dropbox.com/u/​49928768/cartaECW.pdf).

 

—————

Voltar


Contacto



Agradecemos o envio de propostas de iniciativas, de artigos para a revista Imprópria ou de livros para a edição, bem como qualquer sugestão ou opinião acerca da actividade da Unipop.