23-04-2012 15:51

ciclo | Palestras para o dia de amanhã | 'O direito de fuga', com Sandro Mezzadra

23 de Abril de 2012 | 18h30

Teatro Maria Matos

Entrada livre. Co-organização Teatro Maria Matos e Unipop.

Coorganização com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL, no âmbito do projeto Além do fracasso e do maquiavelismo. A emigração irregular portuguesa para a França, 1957-1974.

 

(Estará disponível para venda o livro Direito de fuga, editado pela Unipop.)

 

Nas últimas décadas, ao mesmo tempo que foram sendo progressivamente removidas todas as barreiras à circulação de bens, serviços e capitais, o controlo das fronteiras foi reforçado de modo a reprimir migrantes e refugiados. O livre movimento do conhecimento e da inteligência humana corre a par da destruição dos corpos que exprimem esse conhecimento e essa inteligência. Reprimida, a mobilidade dos migrantes tem, ainda assim, conseguido traçar movimentos subjetivos de fuga à rigidez da divisão internacional do trabalho, movimentos que constituem mesmo um dos motores fundamentais das transformações profundas que se vêm operando nas sociedades atuais, reconfigurando a democracia e as noções de cidadania e de trabalho. Quase sempre apresentada como uma categoria antipolítica, a fuga tem constituído, de acordo com Sandro Mezzadra, uma via privilegiada de subjetivação, um dos instrumentos básicos de recusa da banalidade e da rotina da vida quotidiana.

 
Sandro Mezzadra é sociólogo e professor na Universidade de Bolonha e na Universidade de Western Sydney. É autor, entre outros trabalhos, do livro Direito de Fuga — Migrações, Cidadania e Globalização, editado em Portugal pela unipop.

—————

Voltar


Contacto



Agradecemos o envio de propostas de iniciativas, de artigos para a revista Imprópria ou de livros para a edição, bem como qualquer sugestão ou opinião acerca da actividade da Unipop.