18-04-2012 14:59

encontro nacional de activistas | Activar: cidadanias para o século XXI

 

21 e 22 de Abril de 2012

Fábrica do Braço de Brata

O programa, diponível aqui, inclui as seguintes sessões promovidas pela Unipop:

 
Sábado, 21 de Abril
15H | Sala 2 |
Duração: 1H
 
DE QUE É NOME A SOCIEDADE CIVIL? DO VOLUNTARIADO SOCIAL À ANARQUIA NOS TEMPOS DE CRISE DO ESTADO.

A actual crise do Estado a nível económico e social, entre outros, tem estimulado diagnósticos que apontam para soluções oriundas da sociedade civil. Mas de que é esta nome? Por um lado, temos assistido a uma recuperação do protagonismo de instituições de caridade e/ou solidariedade baseadas no chamado voluntarismo social. Por outro, assistimos igualmente à proliferação de um espectro anarquista, anarquismo servindo para designar um conjunto de movimentos e experiências sociais e políticas que se subtraem tanto à lógica do Estado como à lógica do mercado.

com Miguel Cardoso e José Neves

******

Sábado, 21 de Abril
16H15 | Sala 2 |
Duração: 1H
 
A POLÍTICA ENTRE AS COMPLEXIDADES DAS TEORIAS E A URGÊNCIA DOS ACTIVISMOS? 
 
Entre a necessidade da crítica, do debate, da teoria, do pensamento; e a necessidade da acção, do movimento, do activismo, há uma muralha da china, construída por piadas inocentes, dicotomias fáceis, preconceitos mútuos, livros e gestos mais ou menos ponderados. Este debate visa discutir a pergunta que o intitula, as oposições que a constituem e procurar avançar por terrenos novos.
com Diogo Duarte e Inês Galvão
 
 

—————

Voltar


Contacto



Agradecemos o envio de propostas de iniciativas, de artigos para a revista Imprópria ou de livros para a edição, bem como qualquer sugestão ou opinião acerca da actividade da Unipop.